Com a proposta de explorar as múltiplas identidades, promover intercâmbios entre mulheres artistas, produtoras e educadoras, fomentar as discussões acerca dos movimento feminista e colaborar com a luta pela igualdade de direitos e de representação na sociedade, o Festival Delas - Mulheres na Arte é uma plataforma de conexão entre mulheres artistas que se constrói na convergência de ações que amplificam o alcance e a visibilidade de suas produções. Organizado por mulheres de Jundiaí, interior de São Paulo, o projeto tem como proposta explorar a potencialidade artística existente nas múltiplas identidades femininas, fomentar as discussões acerca dos papéis da mulher na sociedade e colaborar com a luta pela igualdade de direitos através da arte.
2018_Abertura_NãoHáPerguntas_(Foto por Julia Barker) (1).jpg

O início do festival se deu em 2015, em um evento comemorativo ao mês da mulher realizado pelo coletivo Casa Colaborativa - Delas - cuja proposta trazia um dia inteiro exclusivamente de arte de mulheres, integrando música, moda, artesanato e gastronomia. 

 

Poucos dias depois, a Casa Colaborativa - coletivo cultural independente atuante em Jundiaí entre 2012 e 2015, composto por artistas, gestores culturais, comunicadores sociais e arte-educadores reunidos para promover reflexões em torno de temas cotidianos - encerrou suas atividades no espaço físico que ocupava, mas continuou (r)existindo em propostas culturais em espaços alternativos.

 

FestivalDelas_FotosApresentação_(Foto por Marilia Scarabello) (3).jpg
2018_Oficinas_CarolinaVelasquez_(Foto por Tumbao Velasquez) (1).jpg
2016_FervoDelas_(Foto por_).jpg

 

Para o ano de 2016, os então membros da Casa Colaborativa se uniram às integrantes do Ateliê Plano, coletivo jundiaiense de mulheres voltado especialmente às artes visuais, para pensar a segunda edição do evento. Neste momento, com a ampliação sua duração e linguagens artísticas envolvidas, torna-se então um festival, com o apoio de outros coletivos e integrando, com eles, a Ocupa Colaborativa, marco da cultura independente de Jundiaí.
 
Com mudanças como o fim da Ocupa Colaborativa, a transição de integrantes do Ateliê Plano para outros projetos e o fechamento do espaço físico do Ateliê Plano, no ano de 2017 o projeto do festival foi repensado, modificado e gestado, com a proposta de parceria com o recém inaugurado Sesc Jundiaí. Assim, em 2018, aconteceu a terceira edição do Festival Delas, ocupando o Sesc Jundiaí, além de espaços públicos e espaços independentes.
Para sua quarta edição, em março de 2019, o Festival Delas - Mulheres na Arte foi contemplado com prêmio do Edital  PROAC n° 15/2018 – “Concurso de Apoio a Projetos de Festivais de Artes II no Estado de São Paulo”, e acontecerá em espaços da cidade de Jundiaí, contando com mais de 30 atividades. Envolvendo mulheres de Jundiaí e região em diálogo com mulheres de outras cidades em todas as partes da realização do evento - produzindo, atuando, registrando, comunicando, expondo, debatendo, criando - o Festival firma sua existência e reafirma sua identidade-potência de ser protagonizado e visibilizar a arte das mulheres.
2018_Mostra Delas_(Foto por Isadora Reis) (2).JPG